sábado, julho 17, 2010

Amor Verdadeiro: Como Suportar Injustiças e Perdoar Como Cristo


Quanto mais próximos de Deus estamos, mais Dele temos em nós. Não é fácil abrirmos mão de nossa própria vontade ou até mesmo ignorarmos nossas necessidades por amor a outra pessoa, principalmente se esta nos fez algum mal ou injustiça.

Estava refletindo hoje sobre o que seria mais importante para mim: fazer valer minha justiça ou sofrer a injustiça, o 




prejuízo, por amor a uma alma?

Nós temos um senso de justiça muito rigoroso, principalmente quando somos vítimas de algum prejuízo. E realmente é difícil se conformar que você está passando por uma situação que não ocorreria se uma certa pessoa não o tivesse prejudicado, e, principalmente, se essa pessoa não for punida ou não reparar o erro que cometeu.

Contudo, mediante a ação do Espírito Santo em nós, podemos suportar, por amor a Cristo e à vida daqueles que nos causaram dor. Vemos em Cristo,   um exemplo de alguém que era santo, que não tinha culpa alguma e mesmo assim escolheu suportar muitas injustiças e injúrias por amor a cada um de nós e, principalmente àqueles que o humilharam, que o pregaram na cruz.

Quando Judas chegou com os guardas para prendê-lo, Pedro, com seu senso de justiça à flor da pele lançou mão da espada e cortou a orelha do guarda, pois ele amava a Jesus e sabia que a sua prisão seria injusta. E qual foi a atitude de Jesus? Ele curou aquele que o iria prendê-lo, restituindo-lhe a orelha.

Pouco depois disso, lá na cruz, antes de dar seu último sussurro, ele diz (Lucas 23:34): "...Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem..."

Em I Coríntios 13:4-7, a Bíblia nos fala sobre o amor: "O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta."

O amor é bom, é paciente e muitas vezes nos faz enfrentar sofrimentos. A verdadeira prova do amor está em suportar injustiça e continuar querendo bem àqueles que nos prejudicaram. É oferecer a outra face, como Jesus ensinou.

É muito fácil a gente tentar resolver as coisas da nossa forma; o difícil é entregar nas mãos do Senhor e deixar que Ele faça justiça.

Às vezes, é necessário que nós soframos injustiças para que o mundo veja o caráter de Cristo em nós. Somos sal e luz. Somos a esperança pra este mundo, pois temos o que o mundo não tem... Temos a palavra da salvação, a palavra de Deus que liberta o pecador. 
Será que, ao perdoarmos, não estamos criando uma oportunidade para que a graça de Deus se manifeste de maneira tangível na vida de outra pessoa? Imagine quantas pessoas podem ser inspiradas pelo amor que veem em sua vida.

O amor é o dom supremo. De nada adianta ser bondoso e caridoso se não houver amor.

A bíblia diz que sem fé é impossível agradar a Deus: (Hebreus 11:6) -  Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.

Mas também diz que o amor é maior que a fé:
(I Coríntios 13:13) - Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.

O amor é o maior de todos os dons. E, sem este amor tudo é vão:
1     AINDA que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.

2     E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.

3     E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.

E como demonstrar esse amor?
Quando você é injustiçado, quando é rejeitado, ofendido...

Eu resolvi, então, por amor a essa pessoa que me prejudicou, sofrer o dano e pedir ao Senhor que Ele seja meu advogado. Decidi não por empecilho algum entre eu e essa pessoa para que em algum momento eu venha alcançá-la, tudo isso,  simplesmente por amor a alma dela.

O amor é o vínculo da perfeição. O mundo precisa ver esse amor em nós. O amor é o melhor caminho...
Que o amor de Cristo seja aperfeiçoado em sua vida!

6 comentários:

  1. Lindo, você é uma benção mesmo. É assim que penso também.

    ResponderExcluir
  2. É verdade, quantas vezes nós somos humilhados e muitas vezes injustiçados porém não é fácil engolir, deixar de lado aquilo que foi feito para nós.E o pior de tudo logo após esses acontecidos em nossas vidas,vem o diabo em nossos ouvidos dizendo: Devolva na mesma moeda pare de ser trouxa, você não um filho de Deus, então!!! você não pode ser passado para trás vai de o troco. E imediatamente o Senhor nos consola fazendo que nos tornemos superiores aquilo e pricipalmente nos ensinando a perdoar e o mais dificil abençoar o nosso próprio inimigo! Gi Deus abençoe poderosamente sua vida e te capacite dias e dias em nome de Jesus!!!

    ResponderExcluir
  3. Realmente nosso senso de justiça nos atrapalha, Mas que bom,temos o exemplo de Jesus. Muito boa a mensagem. Gi que Deus continue a te abençoar e que você seja sempre um canal de bençãos. Amo você super bj.

    ResponderExcluir
  4. Bom incentivo para aqueles que não conhecem a palavra ainda e tem curiosidade, é ótimo falar das coisas de Deus para as pessoas, Deus é Fiel em tudo...
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  5. Este texto é muito bom e me fez bem poder te-lo hoje para ler. Obrigada

    ResponderExcluir
  6. É verdade mesmo se nós cristaõs não tivermos o AMOR
    verdadeiro de nada adianta.Devemos nos espelhar naquele que sempre teve o amor verdadeiro...JESUS
    Este texto é uma alta reflequição para nós,que DEUS te abençoe GI.............Anderson Batatais!

    ResponderExcluir

“Superando a Dor com Fé e Coragem: A História de Bartimeu e a Perseverança na Oração”

Autor: Imagem gerada por I.A "E, chegando a Jericó, enquanto Jesus saía da cidade com seus discípulos e uma grande multidão, Bartimeu, ...